Nos últimos dias, a TV tem mostrado diversas reportagens sobre ataques virtuais e os perigos da internet. O motivo é muito claro: o Brasil é um dos países mais ameaçadores para os usuários da internet no mundo. E muitos ataques chegam através dos smartphones! Os cibercriminosos estão aplicando golpes com muito mais frequência e causando grandes transtornos às pessoas e empresas.

Uma matéria do Fantástico mostrou como funcionava a “franquia do crime virtual”. Uma quadrilha de hackers criou um sistema engenhoso para invadir contas bancárias e desviar dinheiro. Quando as vítimas percebiam, já era tarde demais. Os golpistas ficaram milionários e ainda cobravam uma taxa para que outros criminosos pudessem usar o sistema de fraude. Por sorte, a quadrilha foi presa.

Outra matéria do Bom Dia Brasil exibiu que o perigo está principalmente nas lojas de aplicativos e games, geralmente não autorizados. Segundo o relatório anual da Symantec, o Brasil é o 7º país que mais sofre ataques virtuais no mundo, e o 1º lugar na América Latina.

Entre os ataques mais comuns estão o Ramsonware, quando os bandidos que agem na internet exigem resgate para liberar os dados sequestrados do computador. Ainda segundo o estudo, as empresas mais visadas são as do segmento de varejo, que recebem uma ameaça de vírus a cada 118 e-mails. Quanto aos usuários comuns, os ataques mais comuns são os Phishing, e-mails com armadilhas para enganar o usuário.

Outro dado importante mostrado na reportagem é que a maioria das pessoas não está atenta e protegida desses perigos. Apenas 2 de cada 10 aparelhos com sistema operacional Android está atualizado. O que aumenta o risco para sofrer esses ataques.

Além de manter o sistema operacional do seu aparelho atualizado, é essencial ter um aplicativo antivírus no seu celular. Se você ainda não usa, baixe agora e fique totalmente protegido com o HERO. Uma plataforma poderosa para não cair em golpes criminosos e proteger totalmente seus dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Coloque seu nome aqui