Com certeza você já fez isso: chegou em um restaurante, cafeteria ou bar perguntando qual a senha da internet do local. Afinal, por muitas vezes, uma conexão Wi-Fi é mais veloz em relação à internet de dados. Mas fique esperto: há muitos riscos em usar Wi-Fi público.

Nem sempre as lojas se preocupam com a segurança dos dados das pessoas que acessam. É aí que as pessoas mal-intencionadas se aproveitam.

O que pode acontecer?

Assim que você se conecta em um Wi-Fi público, ele começa a se comunicar automaticamente com serviços que precisam da conexão para funcionar em seu celular. Se essa comunicação não estiver devidamente protegida, qualquer pessoa com certo conhecimento em computação poderá espionar o que você está fazendo e roubar seus dados.

Outra coisa muito comum são as redes falsas. Criminosos virtuais criam essas redes que não têm senhas e são abertas. Assim, se você a utilizar vai deixar seus dados ainda mais desprotegidos.

Hora de se proteger!

  • Mantenha o sistema operacional do seu celular atualizado. Isso porque a cada atualização falhas de segurança são consertadas.
  • Use VPN (redes particulares virtuais), pois ela cria um ‘túnel’ na internet, impedindo ataques externos.
  • Não faça compras nem acesse seu banco conectado à redes públicas.
  • Instale um poderoso verificador de redes públicas, como o Wi-Fi Seguro by HERO. Ele identifica as redes mais seguras e evita que suas informações e arquivos pessoais sejam invadidos. O app ainda bloqueia anúncios indesejados e permite uma navegação com total privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Coloque seu nome aqui