Está chegando a Black Friday, época do ano mais aguardada para as compras. A oportunidade é boa para adiantar os presentes do Natal, renovar os eletrodomésticos, comprar aquela TV dos sonhos ou garantir aquele celular e eletrônico que espera baixar o preço há tanto tempo.

Além dos valores mais baixos – às vezes! -, tem ainda a vantagem da proximidade da data com o recebimento do 13º salário. Se tudo conspira a favor de gastar dinheiro, vale lembrar que são nesses momentos que aparecem os oportunistas.

Sites fraudulentos, vírus, hackers, links maliciosos… A lista de possíveis golpes é grande – e o número aumenta consideravelmente nesta época do ano. Veja 5 dicas para evitar o Black Fraude.

  1. Desconfie de preços fantásticos

Se um celular custa normalmente R$ 3 mil, é impossível que ele seja vendido por R$ 500! Desconfie de ofertas com um preço muito fora da realidade.

  1. Cuidado com links falsos

Sites falsos usam logo e links parecidos com os usados por grandes empresas para enganar consumidores. Fique atento também se existe um ícone de cadeado e o “https” no começo do endereço do site que está comprando.

  1. Pesquise preços antes

Alguns sites costumam subir o valor dos produtos dias antes da Black Friday, para, no dia da promoção, baixar para o valor normal de comercialização. Por isso, pesquise antes o preço do que você pretende comprar, para ter certeza de que o desconto realmente compensa.

  1. Preço aumenta no pagamento

O preço costuma mudar conforme a promoção, o momento do dia e a procura. Então fique atento nesta possível alteração na hora de pagar o produto. Tire foto da tela antes e durante a compra, além, claro, de conferir tudo no carrinho, antes de realizar o pagamento.

  1. Preço baixo e frete alto

Comum nessa época de compras, alguns sites dão bons descontos no produto, mas compensam esse valor na hora do frete. Desconfie de fretes muito altos – e também tome cuidado com o prazo! Veja a reputação da empresa no cumprimento da entrega, para evitar que sua compra só chegue depois do Natal!

Além de todos estes cuidados, tenha atenção com seus dados pessoais e número do cartão de crédito! Muitos sites falsos e bandidos virtuais aproveitam este momento para roubar suas informações, clonar seus dados e se passar por você em outras compras, por exemplo.

Para se proteger desse tipo de invasão virtual e para saber qual site é falso ou malicioso, baixe o Segurança by HERO no seu computador e celular. O aplicativo é de uso fácil e protege você – e tudo que você faz na Internet – de vírus, espionagem e do roubo de informações.

Nosso especialista Norberto Neto deu algumas dicas para fazer compras online com segurança nesta Black Friday. Clique e assista 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Coloque seu nome aqui