Depois de uma onda de golpes de phishing no YouTube, hackers estão focados agora no roubo de contas do Instagram. Se você tem um número alto de seguidores na rede de compartilhamento de fotos, fique alerta com e-mails que parecem ter sido enviados pela conta oficial do Instagram.

Normalmente, a mensagem é enviada por um endereço de e-mail bem parecido com o oficial, como mail@theinstagram.team ou info@theinstagram.team. O texto diz: “Sua conta será suspensa porque você violou os direitos autorais. Sua conta será excluída em 24 horas. Se você acha que essa mensagem é um erro, verifique sua conta”.

Ao clicar no botão para verificar a conta, o usuário é direcionado para um site bem parecido com o do Instagram, e lá as credenciais do Instagram são pedidas. É o suficiente para os criminosos tomarem conta de seu perfil. A partir daí o crime pode variar: alguns pedem resgate em dinheiro para devolver a conta, outros aproveitam o alto número de seguidores para espalhar spam ou mensagens maliciosas ou mesmo para acessar sua conta de e-mail.

8 dicas para se proteger do roubo de redes sociais

 1 – Não clique em links suspeitos ou desconhecidos

2 – Atenção redobrada com a URL da página. Endereços parecidos são usados como iscas!

3 – Nunca coloque seu login e senha em sites ou aplicativos diferentes do oficial

4 – Faça download das redes sociais apenas nas lojas de app oficiais (Google Play e App Store)

5 – Prevenção sempre: use a autenticação de dois fatores para redes sociais e e-mail

6 – Desconfie de e-mails que peçam login e senha de contas e perfis

7 – Antes de clicar em links suspeitos de e-mail, acesse o site da rede social para confirmar a informação

8 – Use um antivírus de qualidade no celular, tablet e computador

Para se proteger de vírus, hackers e invasões nos seus aparelhos, instale o HERO, uma solução completa para proteger tudo que você faz quando está conectado. Baixe na sua loja de aplicativos e experimente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Coloque seu nome aqui