A praticidade do Wi-Fi é inquestionável: nada de fios, é só carregar o notebook, tablet e celular para onde quiser e usar a internet sem preocupações. Mas… Sem preocupações mesmo?

De acordo com especialistas em segurança digital, todos devemos nos preocupar com os riscos que a rede sem fio apresenta – principalmente para as empresas.

Isso porque nem todas utilizam senhas difíceis ou complexas para suas redes Wi-Fi, outras não lembram de ocultar o nome da rede e um número ainda menor pensa em limitar o alcance do sinal, para evitar que pessoas de fora do escritório tenham acesso à rede.

Os riscos

Para os hackers, invadir o roteador pode levar apenas alguns segundos se a senha for fácil. As mais complexas também permitem ataques, mas exige um tempo maior. Alguns roteadores permitem que cibercriminosos se aproveitem da vulnerabilidade do firmware (por isso a importância da atualização frequente).

Algumas empresas costumam usar redes diferentes para funcionários e visitantes. A medida é vantajosa se a configuração de acesso for bem feita, já que assim evita que visitantes tenham acesso à rede corporativa.

Por outro lado, isso pode fazer com quem os próprios funcionários da empresa prejudiquem a rede. Por exemplo: se as redes sociais ou algum tipo de conteúdo for bloqueado no Wi-Fi corporativo, os funcionários podem optar por se conectar à rede de visitantes, que normalmente tem o acesso liberado.

Pronto, isso pode ser o suficiente para um cibercriminoso que está usando a rede de visitantes invadir o computador e ter acesso às informações confidenciais da empresa.

Como se proteger

– Atualize sempre que possível o firmware dos roteadores. Os fabricantes estão constantemente corrigindo problemas e vulnerabilidades.

– Oculte o nome da rede, para dificultar que a encontrem.

– Escolha uma senha única, longa e bastante difícil para acessar o Wi-Fi. Lembre-se que hackear uma senha forte é mais difícil e exige um tempo muito maior.

– Escolha um nome de rede que não seja tão óbvio e jamais use o número do modelo do roteador neste nome.

– Limite o sinal do Wi-Fi para ele não ser acessado de fora da área da empresa.

– Separe a rede de visitantes e de funcionários. Evite que visitantes acessem recursos internos, como a impressão de arquivos na impressora – evitando assim o vazamento de dados e informações.

– Sempre navegue na internet com proteção de Wi-Fi.

Uma das funcionalidades do HERO é o Wi-Fi Seguro, que cria um túnel de proteção na conexão e evita que pessoas mal-intencionadas acessem a rede, invadam aparelhos e tenham acesso a arquivos e dados importantes.

Baixe agora e experimente a vantagem de navegar tranquilo na internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Coloque seu nome aqui